Se você é um apaixonado por liderança, aqui está um cantinho para suas reflexões e também para expressar sua opinião. O blog Líderes e Liderança foi criado para proporcionar a todos os interessados um espaço de renovação do conhecimento. Seja Bem-vindo!

quarta-feira, 24 de julho de 2013

3. LÍDERES X HABILIDADES II

Tratando mais a fundo o assunto do último post, falaremos desta vez sobre Habilidades Específicas.

O dom de ensinar já verificamos que é necessário a todo líder, pois se ele será o orientador de pessoas, precisará saber como mostrar a elas o caminho a seguir. Mas e quando o líder está em uma posição que necessita de conhecimentos especiais? Isso também exigirá que uma habilidade específica seja desenvolvida para uma orientação com peculiaridades.

Cada posição de liderança, antes de ocupada, precisa ser avaliada para que haja sucesso no servir do líder. Se ele ocupará um cargo que necessita conhecimentos de vendas ou de logística, seja o que for, precisa estar preparado nesta área para coordenar pessoas e processos de forma eficiente.

Diversas vezes presenciei líderes sendo cobrados por seus superiores de habilidades que não possuíam. Como isso é complicado. Falta de preparação é um problema sério para líderes.

O ideal é que o líder somente assuma um cargo para o qual já possui as habilidades específicas, mas quando não é possível esperar essa preparação, ao menos o processo de capacitação deve estar encaminhado. Este profissional ou pretendente à função precisa fazer cursos, ler livros e buscar orientações de pessoas que possuam as habilidades que ele almeja.

Um bom líder pode mudar a história de uma organização, seja ela uma empresa privada, ong, associação ou igreja. Somam-se as mais belas histórias de biografias de sucesso. Colocar a pessoa certa no lugar certo resultará com toda certeza em grandes conquistas.

Para refletir:
"Você precisa dedicar seu tempo e se esforçar para desenvolver o que Deus colocou em você para experimentar a alegria da realização." (A Formação de um Líder - Joyce Meyer)

Líder X Habilidades:
Um líder habilidoso pode realizar feitos surpreendentes em seu tempo e na sociedade em que atua. (Fernanda Lourenço)

Nenhum comentário:

Postar um comentário