Se você é um apaixonado por liderança, aqui está um cantinho para suas reflexões e também para expressar sua opinião. O blog Líderes e Liderança foi criado para proporcionar a todos os interessados um espaço de renovação do conhecimento. Seja Bem-vindo!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

1. LÍDERES X CONHECIMENTO

Em 2012 participei de um treinamento para líderes, mas especificamente pastores e líderes de jovens. O foco das palestras era namoro e sexualidade, porém o experiente pastor americano iniciou a primeira palestra tratando da seguinte problemática: Líderes X Conhecimento.

Já havia parado para pensar várias vezes sobre esta questão e tenho me deparado com desafios enquanto líder que me obrigam a buscar conhecimento. Confesso que desde o dia em que fui confrontada diretamente sobre o assunto, periodicamente reflito e tomo decisões baseadas nesta questão tão valorosa.

Muito mais do que dar ordens e realizar planejamentos, um líder precisa ser referencial de conhecimento em seu campo de atuação e possuir qualificação teórica e prática para exercer seu papel. É realmente fundamental que o líder seja o mais capacitado em sua equipe. Seus liderados precisam segui-lo e para isso precisam ter bons motivos...

Reflita comigo. Como e por que seguir alguém que não tem nada para acrescentar a você?
Esta realidade parece dura, mas é a pura verdade.

Alguns podem dizer: Eu administro o conhecimento dos outros! Mas eu lhe pergunto: Como você avalia e realiza auditoria de algo que não tem conhecimento? Complicado não é mesmo?

O líder deve possuir atributos que gerem interesse e envolvimento em seus liderados. Sua essência, seu conhecimento e atitudes farão ou não as pessoas ao seu redor o considerarem como referencial e, portanto alguém a ser seguido.

Para refletir:
“Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.” (O Evangelho segundo João capítulo 6 versículo 68 – Bíblia Sagrada)
Perceba que os discípulos de Jesus o seguiam porque Ele tinha o “conhecimento” que eles procuravam.

Líderes X Conhecimento
Um líder de valor possui conhecimento e atributos para atuar em sua área de influência. (Fernanda Lourenço).

Nenhum comentário:

Postar um comentário