Se você é um apaixonado por liderança, aqui está um cantinho para suas reflexões e também para expressar sua opinião. O blog Líderes e Liderança foi criado para proporcionar a todos os interessados um espaço de renovação do conhecimento. Seja Bem-vindo!

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

9. LIDERANÇA TRANSPARENTE

Tempo aprox. leitura: 1m50seg

Pense em algo transparente. No que pensou?
Eu pensei em um pote de mantimentos, mais especificamente um pote de biscoitos.

O fato de ser transparente possibilita verificar o que há dentro dele, correto?

Acredito que todo líder deve ser transparente. Lembre agora de pessoas que você admira como líderes e avalie o quanto você conhece sobre elas. Posso afirmar que todas as pessoas que até hoje reconheci como líderes em minha vida profissional, social e religiosa, identifiquei transparência em suas ações e decisões. Era e é visivelmente possível identificar suas motivações e princípios como líderes.

Talvez alguém pense que é muito comprometedor ser transparente, já que irá expor fraquezas e até um conteúdo que particularmente ninguém deveria ter acesso. Bom, talvez por esse lado pareça complicado, porém vejamos o lado positivo desta característica.

Pessoas transparentes são verdadeiras. Elas são facilmente reconhecidas por sua autenticidade. Normalmente pessoas transparentes são especiais, pois representam honestidade e confiança. E mesmo que você não goste ou não concorde com o perfil desta pessoa, ela é digna de respeito, pois você realmente sabe quem ela é.

Se você pensar em pessoas "camufladas" ou "cinzas", seja lá como quiser chamar, elas representam totalmente o contrário, pois agem de forma duvidosa, expressando falsidade e descrédito.

Uma frase me chamou muito a atenção e se encaixa neste contexto de transparência: Líderes também são humanos (Nelson e Cohen no Manual de Liderança da ASTD)

Ser transparente é mostrar que se é humano, é permitir que outros saibam o que há dentro de nós e se por algum motivo formos dignos de ser imitados, provarmos que mesmo sendo humanos, podemos ser especiais e verdadeiros.

Líder, seja transparente, mostre que é humano e que sendo humano você pode sim servir o próximo e fazer a diferença na vida dele e em seu meio de influência.

Para refletir:
"Ser o que você realmente é consiste no primeiro passo para se tornar ainda melhor." (John C. Maxwell)

Liderança Transparente:
"Praticar liderança transparente é o maior potencializador de confiança em uma equipe. Tudo o que um liderado deseja é ser conduzido através da verdade por um líder verdadeiro." (Fernanda Lourenço)

2 comentários:

  1. Muito bom o seu texto Fernanda.
    Grande abraço,
    Daphnne

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Daphnne, vindo de uma escritora me sinto honrada.

    Saudades,
    Fernanda

    ResponderExcluir