Se você é um apaixonado por liderança, aqui está um cantinho para suas reflexões e também para expressar sua opinião. O blog Líderes e Liderança foi criado para proporcionar a todos os interessados um espaço de renovação do conhecimento. Seja Bem-vindo!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

2. LÍDERES X HABILIDADES I

Sempre fui uma amante do processo ensino-aprendizagem, pra ser bem clara, desde a infância. No ano de 2010 realizei uma complementação em Metodologia do Ensino Superior e tive o prazer de aprender algumas verdades brilhantes nesta área. A primeira que cito é a de que um bom professor é um excelente líder de pessoas e a segunda que mexeu muito comigo é que um verdadeiro líder tem as principais habilidades de um bom professor. Dentre tantas outras verdades, estas duas realmente agregaram muito minha vida.

Na postagem anterior falei sobre conhecimento, que inegavelmente é importante para todo líder. Porém quero trazer mais um questionamento: De que adianta ao líder ter conhecimento se ele não possuir a habilidade necessária para aplicar e ensinar seus liderados? Obviamente que estamos falando da aplicação em sua área, em seu cenário de influência, como prefiro me referir.

Habilidade segundo o dicionário Michaelis significa aptidão, engenho, destreza entre outras definições. E todo bom líder necessita possuir estas qualidades.

Sei que não é tão simples assim, mas posso falar com propriedade, pois levei alguns anos estudando para me sentir preparada para ensinar e sabe, vale o sacrifício. Talvez seja a função mais nobre de um líder, pois produz crescimento àquele que está sob sua responsabilidade. E qual é o líder que não deseja ver o desenvolvimento de sua equipe? (Se você pensou em algum "líder" que não deseja, faremos um parêntese aqui: Este não é um verdadeiro líder. Falaremos disso em uma postagem posterior.)

Se você é um líder ou sonha se tornar um, busque desenvolver as habilidades necessárias para a função. Você precisa estar apto e isto não acontece da noite para o dia. Demanda preparação, estudo, dedicação. Seja um líder completo, possua conhecimento e todas as habilidades que seu cargo exige. Se nasceu para isso, saiba que mesmo que isto custe muito empenho, você será feliz.

Para refletir:
“Se quer liderar, precisa aprender. Se pretende continuar liderando, não pode parar de aprender.” John C. Maxwell

Líder X Habilidades
Um líder habilidoso não é o que sabe "tudo" e faz "tudo", mas o que está constantemente reinventando suas habilidades para vencer novos desafios. (Fernanda Lourenço).


2 comentários:

  1. Oi Fer querida! Lindo seu blog! E ainda mais, com conteúdo! Use os talentos que Ele te deu!!Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniii! Muito obrigada, vindo de você me sinto honrada.
      Saudades.

      Excluir