Se você é um apaixonado por liderança, aqui está um cantinho para suas reflexões e também para expressar sua opinião. O blog Líderes e Liderança foi criado para proporcionar a todos os interessados um espaço de renovação do conhecimento. Seja Bem-vindo!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

15. LÍDERES VISIONÁRIOS

Tempo aprox. de leitura: 1m32seg

Existem diversas características importantes para um líder, e talvez para você, esta que trataremos neste post não seja tão importante... até agora!

Todos os tipos de liderados, consciente ou inconscientemente, buscam líderes fortes. Querem "seguir" aqueles que lhes proporcionarão segurança e esperança. Mas como ser um líder assim? Como transmitir estas duas características em quem se está liderando?

Uma forma confiável de alcançar este objetivo é sendo um líder visionário. E o que isso significa?

Ter visão significa saber para onde está indo. Agir baseado em previsões. Sonhar com os pés no chão. Permitir aos liderados o conhecimento dos planos da instituição e assim reconhecerem uma direção para suas vidas também.

Ter visão é modelar o caminho. Segundo Kouzes e Posner isso "significa conquistar o direito e o respeito para liderar através da participação e da ação direta", pois "as pessoas seguem primeiro uma pessoa e, então, o plano" (Manual de Liderança da ASTD).

Um líder visionário planeja, demonstra organização, motiva quem está à sua volta e pode sim ser digno de admiração, pois é alguém que pode ser seguido, já que está trilhando um caminho.

É um grande desafio, mas ser visionário é uma meta nobre para o verdadeiro líder.

Para refletir:
"Os generais que brilhavam entre os antigos eram homens sábios, previdentes, intrépidos e afeitos ao trabalho." (Sun Tzu - A Arte da Guerra)

Líderes Visionários:
"Líderes que sabem contemplar o horizonte com toda certeza levarão seus pés além do que seus olhos conseguem ver. Não são somente sonhadores, mas realizadores." (Fernanda Lourenço)

Nenhum comentário:

Postar um comentário