Tempo aprox. de leitura: 1m58seg
Bom, é impossível falar em prática se não houver uma teoria por trás... Teoria? Isso mesmo, iniciaremos a prática pela teoria.
Óbvio que a prática da liderança é importante, mas fundamentarmos é de extremo valor para que a prática faça sentido e alcance seus objetivos.
Antes de tudo, o líder de voluntários precisa reconhecer o cenário em que atuará. Portanto falaremos sobre isso neste post.
A postura, as decisões e os projetos dependerão completamente do tipo de lugar em que o líder desempenhará seu papel.
Parece simplório, mas não é fácil descrever a realidade de forma honesta e acertiva.
Primeiras questões a levantar:
- Público que é ou será atendido;
- Estrutura disponibilizada ou necessária;
- "Problema" que a ISFL atende ou atenderá (menores carentes, viciados, depressivos, etc);
- Habilidades que os voluntários precisam ter ou desenvolver para atender o público.
Este estudo de cenário ajudará o líder a acertar mais facilmente o alvo. Parece simples olhar a listinha e pensar, só isso? Pois é, mas são poucos os líderes que antes de iniciar um trabalho, realmente estudam a realidade e se preparam para atuar com confiança e qualidade.
No Manual de Liderança da ASTD, são apresentados os conceitos sobre liderança, e a autora McCauley é enfática em dizer que o líder precisa entender "o contexto como provisão importante para a liderança". Cada líder precisa reconhecer seu contexto, compreendê-lo como o que está à sua disposição e usufruir da melhor forma de sua realidade.
É possível líder, com dedicação e busca por excelência você pode sim alcançar bons resultados onde quer que esteja atuando. Simplesmente conheça bem seu cenário.
Bom trabalho.
Para refletir:
"Com numerosos cálculos pode-se obter a vitória. Teme quando os cálculos forem escassos. E quão poucas chances de vencer tem aquele que nunca calcula." (Sun Tzu - A Arte da Guerra)
Liderança X Voluntariado Prática I:
"Como já diz o ditado anônimo: Quem se prepara já tem 50% do seu problema resolvido. Acredite, o líder preparado já inicia sua empreitada com 50% de sucesso garantido." (Fernanda Lourenço)