Tempo aprox. de leitura: 1m47seg
No post anterior tratamos do desafio do líder de voluntários em apresentar e conscientizar seus liderados sobre a Visão, Missão e Valores da instituição. Agora será abordado um segundo desafio, o de proporcionar e motivar estes voluntários a um comprometimento real e profundo.
Um voluntário que decide se comprometer com uma causa e o faz com profundidade, provavelmente dará menos trabalho ao seu líder, concorda?
Através de ferramentas extraordinárias ou do cotidiano, o líder precisa desenvolver no íntimo de quem "trabalha" com ele motivos para um real envolvimento.
Algumas destas ferramentas podem ser treinamentos, apresentação do histórico do projeto, experiências de proximidade com a causa defendida pela instituição, cursos de imersão, rodas de bate-papo em que todos apresentam suas ideias e consequentemente "se sentem parte" importante na instituição e todo tipo de ação em equipe bem organizada (e de preferência alegre e "familiar" pela questão do envolvimento).
Você conhece a fábula do Porco e da Galinha?
Pois é, o voluntário precisa ser como o Porco, ele realmente precisa sentir a necessidade de se doar, e assim alcançar um real comprometimento. Você líder precisa envolvê-lo de tal forma que ele se sinta parte do projeto ou causa em que sua instituição atua.
Acredito que isso é possível, tenho visto inúmeros casos de sucesso. Voluntários que atuam com o coração, guiados por líderes de sucesso que tem conseguido motivar essas pessoas e levá-las à realização pessoal sem remuneração.
Bom trabalho líder de voluntários.
Você é capaz.
(Fábula do Porco e da Galinha: http://origemdapalavra.com.br/pergunta/a-fabula-da-galinha-e-o-porco/)
Para refletir:
"A liderança está relacionada com a colocação das pessoas no lugar certo para alcançar o sucesso." (John C. Maxwell)
Liderança X Voluntariado Desafios do Líder II:
"A melhor forma do líder ensinar comprometimento é provar aos seus liderados, pelo exemplo, que ele vive todos os dias o que acredita." (Fernanda Lourenço)
Nenhum comentário:
Postar um comentário