Tempo aprox. leitura: 1m25seg
O líder de voluntários é um tipo de líder específico. Afirmo categoricamente e com muita segurança que não são todos os líderes que possuem perfil para atuar com voluntários.
Para trabalhar com pessoas não remuneradas precisa-se possuir características direcionadas para o segmento, entre elas paciência, sensibilidade e muita, mas muita disposição para envolver-se com o coração de seus liderados.
Talvez você esteja se perguntando, por que tudo isso?
Pois é, tudo isso é necessário e muito mais. Aos poucos o porquê ficará bem esclarecido.
Para iniciarmos é importante salientar o que é um voluntário. Segundo o dicionário Luft, voluntário "é aquele que age espontaneamente, não coagido".
Aí está a primeira tarefa, ou melhor dizendo desafio, do líder de voluntários, ele precisa fazer com que estas pessoas ajam espontaneamente. E como fazer isso?
Primeira dica: O voluntário precisa ter consciência da Visão, Missão e Valores que está apoiando.
Se estiver consciente destes 3 itens, e concordar com eles obviamente, ele vestirá a camisa e agirá sem precisar ser coagido ou "comprado".
Portanto, se você lidera pessoas que não recebem remuneração, faça todo o possível para que seus liderados saibam com clareza qual a causa que eles estão defendendo e muitas vezes dedicando parte de suas vidas.
Fica aí a primeira dica.
Para refletir:
"A organização sem fins lucrativos existe para provocar mudanças nos indivíduos e na sociedade." (Peter Drucker)
Liderança X Voluntariado Desafios do Líder:
"Liderar voluntários é como manusear algo delicado e de alto valor, tendo consciência de que estes necessitam de cuidados diferenciados, contudo precisam ser conduzidos, ajustados ou até realocados para alcançarem resultados eficazes." (Fernanda Lourenço)
Nenhum comentário:
Postar um comentário