Se você é um apaixonado por liderança, aqui está um cantinho para suas reflexões e também para expressar sua opinião. O blog Líderes e Liderança foi criado para proporcionar a todos os interessados um espaço de renovação do conhecimento. Seja Bem-vindo!

quarta-feira, 2 de julho de 2014

22. LIDERANÇA X IMUNIDADE ZERO

Tempo aprox. de leitura: 2m05seg

Há algum tempo tenho meditado sobre este assunto e acredito que recentemente encontrei um norte para esta reflexão.

Estar imune significa ser alguém que não se deixa atingir, segundo o dicionário Houaiss. E o que isso tem haver com liderança?

O líder em toda e qualquer situação é o único que possui imunidade zero, portanto significa que ele sempre será atingido, já que nunca será imune (segundo minha teoria).

Mas, e por que isso? Lhe explicarei porque entendo desta forma.

Seja no sucesso ou no fracasso, na vitória ou na derrota, na conquista ou na perda, sempre haverá responsabilidade no ombro da liderança.

Mesmo que a situação pareça fora de controle, aquele que tem o poder prioritário de mudar o rumo das coisas é o principal responsável pelo decorrer de tudo e obviamente do resultado.

Mesmo que haja um motim, traição, ainda a responsabilidade é da liderança. Agora você deve estar discordando de mim... rsrs, mas não tem problema, vou explicar melhor.

O líder com certeza não tem uma bola de cristal e consegue adivinhar o futuro, mas todo liderado libera sinais, sejam eles de descompromisso, rebeldia ou seja lá o que for, a questão é perceber e agir em relação a isso. O bom líder é sensível a sinais de seus subordinados, e se cada detalhe for avaliado, com certeza este líder não será surpreendido por algo “ruim”. O importante é compreender que a responsabilidade de ver e fazer é sempre do “manda-chuva”.

Um tanto quanto dura esta realidade, mas condizente com o peso de uma liderança.

Ser líder é naturalmente honroso e especial, contudo trás consigo alta demanda de duras responsabilidades, entre elas a “culpa” preconcebida em qualquer ocasião em que sua liderança esteja envolvida.

Reflita comigo nestas frases de pensadores e tome suas próprias conclusões:

“Liderança é assumir responsabilidades enquanto outros inventam justificativas.” (John Maxwell)

“Um dos testes de liderança é a habilidade de reconhecer um problema antes que ele se torne uma emergência.” (Arnold Glasgow)

“As tropas bem disciplinadas resistem quando estão cercadas; reduplicam esforços em situações extremas, afrontam o perigo sem temor, batem-se até a morte quando não há alternativa, e obedecem cegamente. Se as que tu comandas não são desta estirpe, a culpa é tua...” (Sun Tzu)

Liderança X Imunidade zero:
“Assumir a responsabilidade de ser líder talvez seja o papel mais difícil desta função, pois requer coragem e força para suportar o peso do galardão ou da punição.” (Fernanda Lourenço)

Nenhum comentário:

Postar um comentário