Se você é um apaixonado por liderança, aqui está um cantinho para suas reflexões e também para expressar sua opinião. O blog Líderes e Liderança foi criado para proporcionar a todos os interessados um espaço de renovação do conhecimento. Seja Bem-vindo!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

10. *** LIDERANÇA X VOLUNTARIADO *** Postagem Comemorativa

Tempo aprox. leitura: 1m55seg

É muito óbvio que ser líder é sempre um desafio... Acredito que ninguém tenha coragem de afirmar o contrário...

Mas, e ser líder de voluntários? O que você acha disso?

Dia 05 de dezembro é Dia Internacional do Voluntariado. Um dia muito especial e dedicado a quem merece honra, àqueles que muitas vezes não recebem nem 1 real por procurar fazer o bem ao próximo.

Ser líder de pessoas que não recebem oficialmente nenhuma remuneração pelo trabalho é um enorme desafio. Já que em muitos casos o principal argumento de motivação do líder é o salário no final do mês.

Um dos gurus da administração e do marketing, Peter Drucker (super indico seus livros), faz a seguinte afirmação sobre a liderança em instituições sem fins lucrativos (ISFL):

"Em organizações sem fins lucrativos, não basta ser adequado como líder. Você precisa ser excepcionalmente bom, porque sua agência está comprometida com uma causa. Você quer como líderes pessoas que têm em alta conta as funções da agência, que levam a sério não a si mesmas, mas seus papéis."

Que foco diferente não é mesmo? O líder deste tipo de instituição precisa atuar com foco total em sua função, diferente da realidade de um profissional de uma empresa privada e lucrativa, que normalmente atua focando em seu desempenho para crescimento pessoal.

Esse é somente um detalhe, pois líderes de ISFL precisam possuir um perfil muito específico e diferenciado. Com toda certeza precisam ser mestres em motivar pessoas (já que o dinheiro não será seu forte); precisam conhecer profundamente os valores da ISFL, para conseguir envolver os voluntários em cada uma delas; sua sensibilidade precisa ser aguçada, pois seus relacionamentos terão que ser administrados cuidadosamente, dentre tantas outras características importantes para este líder.

Ser líder de voluntários é muito peculiar e por isso teremos um sequência especial de postagens neste tema.

Fique atento e confira dicas específicas para quem trabalha em Instituições sem fins lucrativos.

Exemplos de ISFL: Igrejas, Associações de bairro, Grêmios estudantis, Ongs (Organizações sem fins lucrativos), Orfanatos, Casas de Recuperação.

Para refletir:
"Em minha opinião, os líderes mais eficazes nunca dizem "Eu". E não é porque eles treinaram para fazê-lo. Eles não pensam em "Eu". Eles pensam em "Nós"." (Peter Drucker)

Liderança X Voluntariado:
"A liderança de voluntariado é o cargo mais nobre que um líder nato pode exercer." (Fernanda Lourenço)

Dica de leitura: Administração de Organizações Sem Fins Lucrativos - Princípios e Práticas (Peter Drucker)
Acesse o livro on line disponibilizado pelo Google Books: 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

9. LIDERANÇA TRANSPARENTE

Tempo aprox. leitura: 1m50seg

Pense em algo transparente. No que pensou?
Eu pensei em um pote de mantimentos, mais especificamente um pote de biscoitos.

O fato de ser transparente possibilita verificar o que há dentro dele, correto?

Acredito que todo líder deve ser transparente. Lembre agora de pessoas que você admira como líderes e avalie o quanto você conhece sobre elas. Posso afirmar que todas as pessoas que até hoje reconheci como líderes em minha vida profissional, social e religiosa, identifiquei transparência em suas ações e decisões. Era e é visivelmente possível identificar suas motivações e princípios como líderes.

Talvez alguém pense que é muito comprometedor ser transparente, já que irá expor fraquezas e até um conteúdo que particularmente ninguém deveria ter acesso. Bom, talvez por esse lado pareça complicado, porém vejamos o lado positivo desta característica.

Pessoas transparentes são verdadeiras. Elas são facilmente reconhecidas por sua autenticidade. Normalmente pessoas transparentes são especiais, pois representam honestidade e confiança. E mesmo que você não goste ou não concorde com o perfil desta pessoa, ela é digna de respeito, pois você realmente sabe quem ela é.

Se você pensar em pessoas "camufladas" ou "cinzas", seja lá como quiser chamar, elas representam totalmente o contrário, pois agem de forma duvidosa, expressando falsidade e descrédito.

Uma frase me chamou muito a atenção e se encaixa neste contexto de transparência: Líderes também são humanos (Nelson e Cohen no Manual de Liderança da ASTD)

Ser transparente é mostrar que se é humano, é permitir que outros saibam o que há dentro de nós e se por algum motivo formos dignos de ser imitados, provarmos que mesmo sendo humanos, podemos ser especiais e verdadeiros.

Líder, seja transparente, mostre que é humano e que sendo humano você pode sim servir o próximo e fazer a diferença na vida dele e em seu meio de influência.

Para refletir:
"Ser o que você realmente é consiste no primeiro passo para se tornar ainda melhor." (John C. Maxwell)

Liderança Transparente:
"Praticar liderança transparente é o maior potencializador de confiança em uma equipe. Tudo o que um liderado deseja é ser conduzido através da verdade por um líder verdadeiro." (Fernanda Lourenço)